Reconstrução e renascimento do turismo pós-enchente
Reconstrução e renascimento do turismo pós-enchente
Uma reflexão sobre o setor no Dia do Turista.
por Deivid Schu
Deivid Schu, diretor de Turismo de Novo Hamburgo.
Esta quinta-feira, dia 13 de junho, data em que se comemora o Dia do Turista no Brasil, tem um significado diferente para o Rio Grande do Sul este ano. Em vez de exaltamos nossas belezas naturais e as intensas atividades culturais, esportivas, religiosas, empresariais, entre outras, que marcam o nosso Estado e movimentam o setor de turismo, estamos ainda curando as marcas profundas provocadas pela enchente e encontrando forças para recomeçar, motivados pela gigantesca onda de solidariedade proporcionada pela catástrofe climática.
A mobilização de hotéis, restaurantes, cervejarias, CTGs, entre tantos outros atores do setor de turismo foi muito importante para apoiar os atingidos e continua sendo fundamental neste momento de reconstrução das cidades e das vidas das pessoas. Mas quem está olhando para o setor?
O turismo desempenha um importante papel na economia e na geração de empregos em qualquer cidade com essa vocação. E Novo Hamburgo está nessa lista. É essencial reconhecer a vitalidade da nossa cidade, com seus museus e espaços culturais reabrindo suas portas, teatros e casas de shows retomando atividades, cafés e restaurantes voltando a ser pontos de encontro, e os destinos de compras oferecendo uma variedade de produtos e serviços que atendem às mais diversas demandas da atualidade, inclusive lazer.
Com tudo isso voltando a movimentar a cidade, é necessário reafirmar: “Viva Novo Hamburgo, venha para Novo Hamburgo”. Usufruir dos empreendimentos voltados para o turismo é uma forma de auxiliar na reconstrução dos negócios pós-enchente e manter diversos empregos. Além de toda a estrutura da área urbana estar com a mobilidade liberada, os principais acessos da região rural da Rota Caminhos de Lomba Grande também estão aptos para receber o público. Na dúvida, a internet está aí para auxiliar com os contatos.
Então, onde vai turistar em Novo Hamburgo hoje?
RELACIONADOS
Leia também